Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. Foi instituída com base legal na Portaria nº 397, de 10.10.2002.

Acompanhando o dinamismo das ocupações, a CBO tem por filosofia sua atualização constante de forma a expor, com a maior fidelidade possível, as diversas atividades profissionais existentes em todo o país, sem diferenciação entre as profissões regulamentadas e as de livre exercício profissional.

A CBO tem o reconhecimento no sentido classificatório da existência de determinada ocupação e não da sua regulamentação. A regulamentação da profissão diferentemente da CBO, é realizada por Lei cuja apreciação é feita pelo Congresso Nacional, por meio de seus Deputados e Senadores e submetida à sanção do Presidente da República. A CBO não tem poder de Regulamentar Profissões.

Seus dados alimentam as bases estatísticas de trabalho e servem de subsídio para a formulação de políticas públicas de emprego.

Os trabalhadores sentem-se amparados e valorizados ao terem acesso a um documento, elaborado pelo governo, que identifica e reconhece seu ofício. As inclusões das ocupações na CBO têm gerado, tanto para categorias profissionais quanto para os trabalhadores, uma maior visibilidade, um sentimento de valorização e de inclusão social. A atualização da CBO ocorre em geral, anualmente e tem como foco revisões de descrições com incorporação  de ocupações e famílias ocupacionais que englobem todos os setores da atividade econômica e segmentos do mercado de trabalho, e não somente canalizados para algum setor específico.

Acesse: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf

Post Original: https://empregabrasil.mte.gov.br/76/cbo/

Outros posts que pode te ajudar…

Sindpec Bahia

Sindpec Bahia

Posse da Diretoria da Bahia pastor José Amâncio Primeiro café em Mucuri BAHIA Segundo café em Mucuri BAHIA Reunião com presidente do SINDIPEC na Câmara Municipal de MUCURI Fotos SindPec Bahia

Café dos Pastores do dia 27/02/2021

Café dos Pastores do dia 27/02/2021

Palestra sobre cegueiras, com o nosso parceiro e Empresário Senhor Claudinei que também fez um pré-exame com todos que ali estiveram e representou também o nosso parceiro que não pode comparecer o odonto Jocelano. Palestra também com o nosso parceiro e Empresário...